Napoleão de Ridley Scott
Esta biografia de uma das personalidades mais importantes do século XIX e que realizou uma transformação política no mundo ocidental. A vida do líder francês, das origens a sua rápida ascensão. Personificado por Joaquim Phoenix e dirigido por um dos realizadores mais polêmicos, o britânico Ridley Scott. Um filme muito questionado pela liberdade poética do realizador, porém permite muitas reflexões sobre esse período da história e a importância de Napoleão para o Brasil.
Como cineclubista, adoro analisar filmes utilizando a minha experiência de professor de história. Na era das revoluções, Inglaterra é uma das principais referências, a Revolução Gloriosa (1688) foi responsável pela queda do absolutismo e a criação de uma monarquia constitucional, consolidando a ascensão da burguesia. Em 1776, as colônias inglesas na América do Norte mostram as potências europeias que podem gerir seu futuro de forma independente. Em 1789, A queda da Bastilha e a Revolução francesa apresenta a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Com a expansão do Império Napoleônico (1804-1814), a anexação da Espanha e a imposição de José Bonaparte como rei da Espanha e invasão a Portugal. Estimulando a independência de Argentina e Chile em 1810 e provocando o traslado da Coroa portuguesa ao Brasil em 1808, fincando as bases para a independência do Brasil e a necessidade de caudilhos, líderes locais que consolidaram o processo de independência ao modelo napoleônico, eternizando a necessidades de salvadores da pátria que estão presentes até hoje na política latino-americana.
Alguns filmes sobre Napoleão, em 1927, um dos primeiros filmes sobre o líder francês é “Napoleão”, realizado por Abel Gance, Estados Unidos. Relata desde os primeiros anos de vida, sua participação na Revolução francesa e sua queda. Marlon Brando interpretou o imperador na produção norte-americana “Désirée”, dirigido por Henry Koster, realizado em 1954. Brando e Jean Simmons vivem uma das mais tensas histórias de amor. A paixão de Desirée, uma jovem camponesa e o poderoso general Bonaparte. Por último, a produção Inglesa e italiana, dirigida por Alan Taylor (2001). Uma ficção onde Napoleão derrotado e exilado na Ilha de Santa Helena é substituído por um sósia e o imperador deve viver como um cidadão comum e ambos são seduzidos pelas suas novas vidas, a de comerciante e a do líder com poderes.
Sobre os filmes polêmicos de Ridley Scott, o “Gladiador” (2000), um filme premiado que narra a história do general romano Maximus e seu conflito e enfrentamento com todo o império romano e o Imperador “commodus”. “Cruzada” (2005), o ferreiro Balian, vai até Jerusalém, enfrenta o sultão Saladino e percorre um caminho de luta e dificuldades estabelecidas no “Mito do herói” que impulsiona o espectador a ser protagonista de um caminho de evolução pessoal. “Robin Hood” (2010) no século XII, um forasteiro substitui a um fazendeiro morto nas cruzadas. Apaixona-se pela viúva Lady Marion e faz justiça roubando dos ricos para dar aos pobres. Para finalizar, A vida do descobridor do Novo Mundo, Cristóvão Colombo. “1492, a Conquista do paraíso” (1992). Filme muito questionado, porém, continua sendo um filme excelente com a interpretação de Gérard Depardieu como protagonista.
A obra “Napoleão” e o diretor Ridley Scott, podem ser muito polêmicas, porém é um bom motivo para assistir e tirar suas próprias conclusões. Assista e comente com os amigos.
Por Francisco Lillo
Veja Mais detalhes sobre Napoleão de Ridley Scott:
- Saiba mais sobre a Programação dos Cineclubes de Janeiro 2024. Clique aqui!
- Saiba mais sobre a Resposta dos Cineclubes Goianos aos Resultados da Lei Paulo Gustavo do Estado de Goiás. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Mapeamento de Cineclubes de Goiás. Clique aqui!
- Saiba mais sobre Cinema, imigração e Memória. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme Violeta se Foi Para o Céu. Clique aqui!
- Saiba mais sobre Diálogos Cineclubistas em Goiânia. Clique aqui!
Faça parte de nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWiykFA
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site